Se você é amante de carros clássicos ou simplesmente ainda não conseguiu comprar um mais novo, mas mesmo assim não que ficar desprotegido, então você precisa saber mais sobre o seguro de carros antigos.
Acontece que os proprietários de veículos que possuem mais de 10 anos, nem sempre encontram facilidade na contratação e um seguro. Quanto mais a idade do automóvel aumenta, maior também é a dificuldade de segurá-lo.
Contudo, entender melhor do assunto e compreender os detalhes que envolvem o tema pode ajudar bastante então, vamos saber detalhes a respeito do seguro de carros antigos.
Como é o seguro para carros antigos?
Seguro para carro mais antigo é uma modalidade que visa atender veículos que possuem 10 anos ou mais de fabricação.
O principal objetivo é oferecer proteção para casos de roubo ou de furto de automóveis, bem como assistência 24 horas e cobertura em caso de colisões.
O mais importante é ressaltar que, na maioria das vezes, essa modalidade de seguro para carros antigos não conta com a mesma cobertura de um seguro tradicional.
Contudo, claro, é possível contratar algumas delas como adicional, de acordo com as possibilidades de cada seguradora.
Isso acontece porque, normalmente, em contratos tradicionais, os carros antigos não são aceitos, por causa da maior dificuldade de reposição de peças nos casos de sinistro.
É justamente nesse ponto que mora a maior diferença entre seguro de carros mais novos ou antigos.
Vale lembrar que, em um seguro mais popular é possível conseguir peças usadas, vindas de desmanches autorizados. Essa possibilidade torna muito mais fácil a reposição de peças e também reduz o custo.
Outro ponto importante que precisa de atenção aqui é que o seguro de carros antigos do qual estamos falando aqui não é o mesmo que o seguro para carros de placa preta, ou seja, automóveis de coleção.
Até porque, os colecionáveis não costumam circular nas vias e são dirigidos apenas em exposições ou ocasiões especiais.
Então, se você não trocou de carro nos últimos anos ou recém adquiriu um carro usado e com mais idade, certamente você precisa de um seguro de carro antigo.
Vantagens e desvantagens do seguro de carros antigos
A principal desvantagem tende a ser a cobertura mesmo, que comumente é mais básica, protegendo em casos de colisão, furto ou roubo.
Sinistros de incêndio, por exemplo, não são comumente cobertas, pois o risco e maior do que em um carro mais novo.
Isso sem falar que algumas restrições podem ser aplicadas, como proteção de vidros, de mídias e outros.
Já em relação às vantagens, podemos citar que o valor é, normalmente, mais barato que seguros comuns, que a proteção contra furto ou roubo é garantida pela maioria das seguradoras e que, dependendo o automóvel, há maior flexibilidade nas peças.
Mais do que isso, outro ponto que merece destaque é que a maioria das seguradoras não realiza avaliação do perfil o condutor, o que pode ser bom para os perfis que comumente pagam mais. Contudo, pode ser ruim para perfis que sempre pagam menos, como mulheres.
Empresas que oferecem seguro de carros antigos
São várias as seguradoras que podem oferecer seguro para carros antigos. A seguir, vamos conhecer as principais delas e entender seus serviços:
- Itaú Seguros: aceita carros de passeio e nacionais que tenham até 26 anos de fabricação. Tem parcelamento em 10x sem juros e 12x com jutos, assistência 24h com limite d uso de 3 vezes por contrato, contando com guincho chaveiro, emergência, troca de pneus e pane seca.
- Porto Seguro: a vantagem é que oferece coberturas básicas e dá a opção de contratar cobertura em acidentes pessoais e de passageiros, bem como responsabilidade civil.
- Azul Seguros: oferece proteção para os veículos que possuem a partir de 11 anos de fabricação, porém exige que o veículo já tenha sistema antifurto instalado. As vantagens são desconto da franquia em rede referenciada caso haja sinistro, contrato pode ser feito em até 100% do calor da tabela FIP e é possível contratar coberturas adicionais.
- Banco do Brasil: oferece seguro para carros com idade entre 7 e 0 anos de fabricação, com a condição de que seja carro de passeio e nacional. O valor é de 70% da tabela FIPE e somente são aceitos veículos com valor a partir dos R$4 mil. as vantagens são cobertura básica e possibilidade de contratar adicionais como responsabilidade civil facultativa, acidentes pessoais a passageiros, danos corporais, e outros.
Prontinho! Agora você já sabe tudo sobre seguro de carros antigos e já pode proteger o seu bem, independentemente da data de fabricação dele!